domingo, 16 de junho de 2013

PAPARUCO – O COMENTADOR

“RTP – Serviço público de televisão ao mais alto nível”

Ontem e hoje jogaram-se os quartos-de-final da Taça de Portugal, para se encontrar quem se iria juntar a AD Sanjoanense e UD Oliveirense já apurados para a final-four.

E se ontem em Valongo, a equipa local e o SL Benfica disputaram uma das vagas para Barcelos, hoje foi a vez de Candelária e FC Porto lutarem pela outra. No jogo se realizou na Ilha do Pico e que os Dragões venceram por 1-7, houve a “nuance” de o mesmo ter sido adiado para hoje em virtude de problemas na ligação aérea entre o Continente e a Região Autónoma, mas sem que a equipa da casa, o Candelária fosse consultado.

Sem nada a obstar a esta decisão até pelo facto de não ter grandes conhecimentos na área para poder julgar a mesma, achei no entanto, e enquanto apaixonado da modalidade, estranho a forma rápida e célere com a mesma foi tomada, remetendo-me para pensamentos que têm toda a razão de ser no que aos jogos entre equipas Continentais e Insulares, e veio-me à ideia um jogo no Continente há uns anos atrás em o C.U. Micaelense e o HC Lourinhã, em que a equipa de São Miguel já em Lisboa e no autocarro se dirigiu ao local do jogo, e por engano alguem colocou Lourinha em vez de Lourinhã e a equipa Micaelense veio até perto de Ourém e depois de reconhecido o erro não teve tempo de chegar ao local do jogo e veio a perder por falta de comparência, apesar das exposições feitas a quem de direito, bem mas já me estou a afastar do prepósito desta crónica.

O que me motivou a escrever estas linhas foi o seguinte:
- Depois do tempo de antena concedido à final-four da Liga Europeia realizada no Dragão Caixa, com a transmissão dos jogos em directo, espaços nos Telejornais, ontem que houve Taça de Portugal e onde até participava o novo campeão europeu não houve qualquer referência no canal publico (pelo menos que eu tivesse visto, e eu vejo muita televisão). A nossa televisão pública com os seus sete canais (pelo menos), RTP1, RTP2, RTP Informação, RTP África, RTP Internacional, RTP Açores e RTP Madeira que destaque deu à prova???? Zero, zerinho…!!!

Agora pergunto eu, qual o motivo desta eliminatória da Taça de Portugal ter passado ao lado da informação desportiva do canal público?
- Será que o hóquei voltou a cair no marasmo/esquecimento?
- Será pelo facto do jogo ter sido transmitido na Sport TV2?
- Será pelo facto do SL Benfica ter perdido ou pelo facto da AD Valongo ter ganho?

Afinal que serviço público de televisão é este??? Será que o editor de desporto e o director de programas pensam que o pessoal só gosta de futebol???

Passem o Brasil vs Japão em horário nobre, passem o jogo de treino Portugal vs Eritreia em horário nobre, alteram a hora do telejornal para as 19:00 para transmitirem esses jogos, passem reportagem do Ronaldo e conferências de imprensa do José Mourinho, mostrem a selecção de futebol a andar de charrete em Óbidos, mostrem a selecção de futebol a chegar à Suíça e a ignorar os emigrantes que os aguardava no aeroporto, mas porra, arranjem um minuto para falar de hóquei, pois estamos a falar da segunda competição mais importante do calendário nacional, porque a procederem desta maneira não vale a pena argumentarem as vantagens do serviço público de televisão, nem tentar justificar a existência do mesmo, vale mais a pena pararem e olharem para os ventos que sopram e se abatem sobre a televisão publica Grega.

Disse…!!!

Sem comentários: