segunda-feira, 3 de junho de 2013

HC MEALHADA VENCE SC TOMAR E É PRIMEIRO NA II SUL

O desafio entre o Hóquei Clube da Mealhada e o Sporting Clube de Tomar era o jogo grande da última jornada do Campeonato Nacional da II Divisão Sul. Frente a frente estavam as melhores equipas desta zona, divididas por apenas 1 ponto na tabela classificativa, com vantagem para o SCT, este jogo ia definir o campeão da Zona Sul com direito a passar à poule de apuramento de campeão nacional, frente ao campeão da zona norte, a Associação Juventude de Viana.

Foto: HC Mealhada

Os adeptos das duas equipas compareceram em bom número e deram um colorido particular às bancadas do Pavilhão Municipal da Mealhada. As espectativas não saíram goradas, as equipas proporcionaram um grande jogo de hóquei em patins que fechou o campeonato com chave de ouro.

Os primeiros minutos foram de estudo mútuo, as equipas não arriscavam muito nas suas movimentações e as ocasiões de golo escassearam. A primeira grande oportunidade de golo pertenceu ao SCT, quando foi assinalada uma grande penalidade contra o HCM contudo Tiago Sousa defendeu o remate de Nuno Domingues e o nulo persistiu.

O HCM respondeu da melhor maneira e inaugurou marcador por intermédio de Pedro Coelho, num remate espontâneo que surpreendeu Fábio Guerra. Os adeptos mealhadenses ainda festejavam o golo quando o SCT conseguiu o golo do empate, num remate de meia distância de Gonçalo Santos.

Nos minutos seguintes o jogo pautou-se pelo equilíbrio, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. Este equilíbrio terminou com o golo de Daniel Costa, quando faltava um minuto para o intervalo, devolvendo o HCM à liderança do marcador.

Foto: HC Mealhada

O segundo tempo foi fértil em golos e emoção. O SCT chegou ao empate com novo golo de Gonçalo Santos que aproveitou da melhor forma uma perda de bola em “terreno proibido” para se isolar e bater Tiago Sousa pela segunda vez.

Pouco tempo depois, o HCM dispôs de um livre directo mas, na conversão, Pedro Coelho não foi feliz e o empate persistiu. O SCT respondeu pouco tempo depois e colocou-se em vantagem pela primeira vez, por intermédio de Luís Silva na cobrança de um livre directo assinalado à décima falta da equipa da casa.

Em desvantagem, a equipa mostrou todo o seu potencial e foi à procura de inverter o resultado. Com rápidas movimentações atacantes e muita atitude, o HCM foi empurrando o Tomar para a sua defensiva e o golo adivinhava-se.

Nesta fase do encontro, Filipe Vaz assumiu um papel de destaque e concretizou a “cambalhota” no resultado, ao marcar dois golos num curto espaço de tempo. O HCM não tirou o pé do acelerador e voltou a marcar, um minuto depois, por Daniel Costa.

Com seis minutos para o fim, o HCM foi muito inteligente e geriu o jogo a seu contento. A equipa da casa podia ter resolvido o jogo mas desperdiçou novo livre directo e o resultado manteve-se em 5 a 3. A cerca de cinco minutos para o fim, Filipe Almeida viu o cartão azul e o SCT teve nova oportunidade de golo mas, desta feita, Tiago Sousa negou o golo a Luís Silva e manteve a diferença de dois golos.

Foto: HC Mealhada

A equipa da casa suportou os dois minutos de power-play com grande espírito de sacrifício e abnegação e não permitiu que o SCT chegasse ao golo. Reposta a igualdade numérica a equipa tomou conta do jogo e segurou a vantagem até final.

O apito final deu início à festa da equipa da casa. Equipa, atletas da formação e adeptos tiveram a oportunidade de partilhar e celebrar mais um momento histórico para o clube mealhadense.

O HCM concluiu o campeonato em 1º lugar, manteve uma regularidade notável e só sofreu uma derrota na segunda volta.

Terminada esta etapa, outra se inicia. No próximo sábado, pelas 18h00, a equipa recebe a Associação Juventude de Viana no primeiro de dois jogos que vão determinar o campeão nacional da II Divisão. Pedimos a todos os adeptos, que foram determinantes neste jogo, para regressarem às bancadas e ajudarem a equipa a subir mais um patamar nesta época desportiva.

Crónica: Carlos Silva - HC Mealhada
Titulo: Cartão Azul

Sem comentários: