segunda-feira, 10 de junho de 2013

O NACIONAL DA I DIVISÃO VISTO POR MIM

O Nacional da I Divisão chegou ao fim, o FC Porto recuperou o título de campeão, SL Benfica e UD Oliveirense ocuparam os restantes lugares do pódio, HC "Os Tigres, Ac. Espinho, AD "Os Limianos" e ACR Gulpilhares desceram à II Divisão, mas outras situações marcaram a época 2012/2013.

Foto: Fotos da Curva

O FC Porto depois de na passada época ter perdido o título para o SL Benfica, voltou a recuperar o mesmo num campeonato onde acabou por vencer o principal rival tanto fora como em casa, e foi precisamente a vitória por 7-3 no Dragão Caixa que consagrou a equipa de Tó Neves. Separados por 6 pontos no final pode afirmar-se que o confronto directo foi o que decidiu a conquista.

Foto: Pedro Alves - MundoOk

A UD Oliveirense que este ano apostou em dois jovens talentos Miguel Rocha e Gonçalo Alves que se juntaram a uma equipa com valor e experiência acabou no 3º lugar tendo disputado esse lugar até à ultima jornada com a AD Valongo que também fez uma aposta nos jovens revelando-se aposta ganha, e se a este 4º lugar juntarmos uma possível participação na final-four da Taça de Portugal, mais se destaca a aposta da direcção do Valongo. A UD Oliveirense vai estar presente na final-four da Taça de Portugal podendo defender o titulo ganho a época passada.

Foto: HC Turquel

Nota positiva para o HC Turquel que na época de regresso à I Divisão, acabou por ter uma excelente prestação sob a batuta do Prof. João Simões e com uma equipa formada à base da "sua cantera" onde também sobressaiu Pedro Vaz que este ano chegou à Catedral do Hóquei e que com o decorrer da época se foi revelando uma peça fundamental na estratégia da equipa. A equipa do HC Turquel terminou na 9ª posição e se levarmos em conta alguns pontos "sonegados" aos "Brutos dos Queixos" poderíamos estar neste momento a falar de um Turquel mais acima na classificação.

Foto: Pedro Alves - MundoOk

Destaque também para o histórico Paço de Arcos que conseguiu "roubar" 5 pontos ao novo campeão nacional, ao empatar no Dragão Caixa 4-4 e vencer no Casablanca por 5-4, o que à 16ª jornada (1ª da 2ª volta) significou a queda do FC Porto à 2ª posição por troca com o SL Benfica. A equipa de Pedro Nunes foi ao longo da prova uma equipa regular e por vezes a atingir picos de excelência, e a isso não será estranho a "cobiça" do SL Benfica pelo técnico do Paço de Arcos para substituir Luís Sénica.

Foto: Adelino Pato

Ainda pela positiva destaque para o Sporting CP que no ano em que regressou ao convívio dos grandes, acabou por garantir a permanência na última jornada ao empatar 6-6 com a Oliveirense depois de estar a perder por 1-5 e ter conseguido dar a volta ao marcador para 6-5, tendo Gonçalo Alves estabelecido o empate final. A equipa Leonina que iniciou a presente época com Artur Pereira no comando, técnico que acabou por sair no principio de Dezembro após a vitória por 4-3 frente à AE Física D (10ª jornada), escolheu Hugo Gaidão até aí treinador do HC "Os Tigres" para substituto tendo caído para a zona de despromoção à 15ª jornada mantendo-se por lá à 22ª jornada, tendo a partir daí "andado" no sobe e desce com o HC "Os Tigres" conseguido a manutenção como foi dito na ultima jornada terminando com os mesmos pontos da equipa Ribatejana, mas com vantagem no confronto directo.

Para finalizar o positivo à que referir o HA Cambra que subiu igualmente à I Divisão na passada época tendo-se sagrado vice-campeão nacional e que garantiu a permanência terminando a prova na 11ª posição com 30 pontos, mas com o "nuance" de nunca ter estado abaixo da linha de água e ter andado nove jornadas na 8ª posição.

Foto: ACR Gulpilhares

Pela negativa a ACR Gulpilhares, um “habitue” da I Divisão que a partir do final do ano e após uma "sangria" no seu plantel entrou em queda livre até ao último lugar da tabela classificativa, e se a essa queda aliarmos uma serie de goleadas sofridas (em casa: 2-10, 3-15, 4-12 e 0-19 a que se juntam 14-3, 17-1, 21-4 e 18-0 fora) podemos dizer que a prestação da equipa sénior 2012/2013 acabou por não estar à altura dos pergaminhos do popular clube da freguesia de Gaia. No entanto há que salientar o esforço dos atletas da equipa que apesar dos resultados dignificaram o emblema que representam.

Foto: Jornal "O Almeirinense"

Para além do Gulpilhares também Ac. Espinho, AD "Limianos" e HC "Os Tigres" desceram de divisão e se é verdade que o Espinho e o Limianos já tinham sido despromovidos há umas jornadas atrás, a equipa de Almeirim, tinha tudo para se manter na I Divisão, mas na última jornada acabou derrotada por um expressivo 6-2 em Ponte de Lima que acabou por garantir à equipa dos Limianos entregar a lanterna vermelha ao Gulpilhares. Mas os Tigres numa época complicada, com a demissão da direcção a meio da mesma, com uma comissão administrativa a gerir os destinos do clube, com a saída de jogadores rumo a terras Gaulesa, com a lesão de Ginja no jogo com o Sporting e não poder dar o seu contributo nos últimos jogos, revelou-se uma equipa "bipolar" ao alternar bons jogos em casa com prestações menos boas e algumas abaixo disso fora, apenas duas vitórias e por coincidência no Minho (Braga e Barcelos), região onde viria a ver confirmada a descida de divisão, num jogo onde o "actor principal" ou seja o treinador-jogador Filipe Gaidão, deixou a equipa orfã (vamos chamar-lhe assim) e foi treinar para o programa "O Mergulho das Estrelas", ausência essa que acabou por "afogar os Tigres", e que causou revolta em Almeirim e que em nada abona o profissionalismo??? de um jogador que já foi de topo no hóquei português e que esta época em certos jogos demonstrou a razão porque o foi. Mas o que fica para a história é a descida do HC "Os Tigres" numa época algo atípica, mas onde só dependia de si própria e de um timoneiro que na última parte da navegação se revelasse forte e determinado no leme e não um Comandante que ao invés da tradição naval foi o primeiro a abandonar o barco.

Notas Soltas – Positivo 

Foto: Pedro Alves - MundoOk

  • Gonçalo Alves que nas últimas épocas tinha sido o melhor marcador dos Nacionais, este ano na estreia da I Divisão voltou a ser de novo o melhor marcador com 74 golos apontados a que se juntam 22 na Taça de Portugal.
  • Miguel Rocha uma época de bom nível onde cresceu como jogador o que lhe valeu o regresso ao SL Benfica na próxima época.
  • André Girão uma época excelente na baliza do Valongo sendo um dos pilares e esteios da equipa, onde João Souto foi o melhor marcador.
  • Vasco Luís que ao obter 35 golos foi o melhor marcador do HC Turquel tendo contribuído para a boa prestação da sua equipa na prova.
  • Luís Viana (SL Benfica); Ricardo Pereira (AE Física D) e Reinaldo Ventura (FC Porto) três “veteranos” a ocuparem respectivamente o 2º, 3º e 4º lugar na lista dos melhores marcadores.

Notas Soltas – Negativo 

Foto: Pedro Alves - MundoOk - Montagem: Cartão Azul

  • Faltas de comparência nos jogos do Candelária SC realizados na Ilha do Pico, Açores, nada mais, nada menos do que cinco, ou seja a equipa do Pico a conseguir 15 pontos e um score de 50-0 de mão beijada, quando a FPP fala em “mão pesada” na próxima época para punir faltas de comparência nos jogos a realizar nas Ilhas.
  • HA Cambra que no jogo da 19ª jornada frente ao Sporting CP abandonou o rinque. Independentemente da razão que a equipa do HA Cambra tivesse ou não, a atitude em nada dignifica quem a pratica nem a modalidade, pois existem certamente outros mecanismos para denunciar esses casos e pedir justiça, caso haja lugar à mesma.

1 comentário:

Rui H disse...

Oh meu amigo.
Mesmo com a posição do HA Cambra, no jogo contra o Sporting, o que a FPP fez?
Eu respondo: NADA!
O Sporting acabou por ficar na 1a divisão com ajudas dos árbitros, federação e Oliveirense. Todos sabiam há muito tempo que o Sporting ia conseguir ficar na 1a faltava saber como...

A atitude do HA Cambra foi de coragem e um grande alerta para a podridão que existe no hóquei em patins nacional. Mais clubes o fizessem e a federação teris que agir...