domingo, 17 de março de 2013

TAÇA DE PORTUGAL - ANÁLISE DOS 1/16 AVOS DE FINAL

Mais uma eliminatória da Taça de Portugal, desta feita os 1/16 avos (ainda incompletos) e a Festa a acontecer nos Carvalhos com o Turquel a cair aos pés do líder da II Norte em Paço de Rei com 10º classificado da II Norte a eliminar o HC Mealhada 2º classificado da II Sul.

Foto: Pedro Ribeiro

Começando pelo jogo disputado nos Carvalhos a equipa da casa, actual líder da II Norte entrou melhor e Pedro Silva na marcação de um livre directo inaugurou o marcador. A equipa do Prof. João Simões chegou ao empate através de Vasco Luís, mas Ruben Sousa apontou o 2º golo da equipa de Rui Batista e foi com 2-1 que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte Vasco Luís empatou de novo a partida e seria Bruno Pinto a fazer o 3-2 para o CH Carvalhos, eliminando assim o HC Turquel actual 7º classificado da I Divisão e apurando a sua equipa para os oitavos de final.

Em Marrazes o AC Sismaria escreveu mais uma página no seu historial, ao receber em casa o histórico Paço de Arcos. A equipa de Francisco Mendes entrou sem receios e durante a 1ª parte "bateu-se" bem com o adversário que ocupa a 4ª posição do Nacional da I Divisão e o 0-1 que se verificava ao intervalo era disso prova. Na 2ª parte a equipa da Estação ainda chegou ao empate, mas a partir daí, a maior experiência, maturidade dos jogadores do Paço de Arcos veio ao cimo e foi ver a equipa da linha embalar até ao 1-9 final. Resultado que em nada deslustra a exibição da equipa do Sismaria que no 2º ano de existência consegue a subida à 2ª divisão e na Taça de Portugal "frente" a um grande.

Foto: Paula Brites Cunha

Em Vila Nova de Gaia o HC Paço de Rei recebeu no seu pavilhão o HC Mealhada, um dos candidatos à subida de divisão na II Sul. A equipa da casa actual 10º classificado da II Norte venceu por 3-2 e segue para a próxima eliminatória num jogo que foi decidido na 2ª parte. A equipa de Vasco Vaz fica assim pelo caminho prematuramente, mas a equipa de Paulo Moreira Viseu acabou por ter a "estrelinha" num jogo bem disputado e que diga-se em abono da verdade podia ter caído para qualquer uma das equipas.

Em Sesimbra e depois da vitória para o campeonato no Entroncamento a equipa de José Lopes regressou às derrotas desta feita na Taça de Portugal frente à Escola Livre AZ que ocupa a 8ª posição da II Norte. Entrou melhor a equipa da casa e adiantou-se no marcador, 1-0 resultado com que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte logo nos primeiros minutos a Escola Livre empata a partida, mas o Sesimbra volta à liderança 2-1. Aproveitando uma situação de power-play a Escola Livre empata de novo a partida, para de seguida chegar ao 2-3. A partir daí a equipa da casa começou a jogar mais com o coração do que com a cabeça e permitiu contra-ataques "mortíferos" á equipa adversária que assim venceu por 2-5.

Foto: ClinicaCuf

Só através do golo de ouro se soube em Torres Vedras quem seguia em frente na Taça. Com os primodivisionários AE Física D e OC Barcelos a esgrimirem argumentos a equipa da casa inaugurou o marcador, mas Luís Querido deu a "cambalhota" no resultado e colocou a sua equipa na frente 1-2. Antes do intervalo Alan Fernandes imitou o seu adversário e bisou fazendo o 3-2. Na 2ª parte a equipa de Zé Querido chega ao empate, mas Filipe Grileiro coloca de novo a equipa da casa na frente, antes do apito final Felini faria o 4-4 resultado com que terminou o tempo regulamentar. No prolongamento Samuel Lima apontou o "golo de ouro" que coloca a equipa de Oeste na rota dos 1/8 avos de final.

Noutro jogo que opôs equipas da I Divisão o Gulpilhares foi derrotado em casa pela AD Valongo e mais uma goleada sofrida pelo conjunto da freguesia de Gaia, desta feita 5-12, espelha bem a diferença de "andamento" dos dois conjuntos e a "calvário" que a equipa do Gulpilhares está a passar sofrendo goleadas consecutivas seja no campeonato e agora na Taça. Pelos verdes de Valongo Nuno Araújo fez hattrick, ao passo que João Souto, Nuno Rodrigues e Hugo Azevedo bisaram, Telmo Pinto, Poka e João Marques apontaram os restantes golos.

Foto: AA Espinho

No Estoril a AJ Salesiana não foi capaz de levar de vencida a Académica de Espinho, perdendo por 3-4 despedindo-se assim da edição deste ano da Taça. O jogo muito bem disputado com a equipa da Costa Verde a sentir muitas dificuldades para levar de vencida a bem organizada equipa da Juventude Salesiana, que se tem sido "bafejada" pela estrelinha da sorte poderia a par do Carvalhos e Paço de Rei ter feito também Festa.

A CP Sobreira recebeu o HA Cambra e foi derrotada por 1-4, com a dupla Fernandes & Fernandes a fazerem estragos, ou seja Bruno abriu o marcador 0-1 e de seguida bisou colocando o resultado em 0-2. Ângelo Fernandes não quis ficar atrás do homónimo e bisou fazendo o 0-4. A equipa da casa ainda reduziria para 1-4, fazendo assim o "ponto de honra" e dizendo adeus à prova.

A AD Limianos voltou Às vitórias, não no campeonato, mas na Taça ao vencer em Marco de Canavezes o HC Marco por uns expressivos 1-10, com César Pinheiro a apontar metade dos golos da equipa de Ponte de Lima. Num jogo onde o 9º classificado da II Norte nunca incomodou muito o adversário, André Alves (2), Nery (2) e Hélder Martins apontaram os restantes golos da equipa Minhota.

Foto: Lina Ramos

Na capital do Móvel o Sporting CP venceu a J. Pacense, 5º classificado II Norte por 5-2 e segue em frente na prova. Ao intervalo a equipa Leonina vencia por 0-1 com o júnior Pedro Delgado a marcar o golo na sequencia de um livre directo, depois da equipa da casa ter desperdiçado a oportunidade de abrir o activo ao falhar uma grande penalidade. Logo no primeiro minuto da 2ª parte a equipa da casa chegou ao empate através de João Paulo. O Sporting continuou a pressionar e viu um golo ser anulado. Foi preciso esperar até aos 17' para se gritar golo novamente e o Sporting no espaço de 3' chega ao 1-4. João Paulo ainda reduz para 2-4 e de seguida desperdiça um livre directo que poderia ter dado o 3-4, mas como quem não marca sofre Pedro Delgado que já tinha aberto o marcador, acabou por fechar fazendo o 2-5 na marcação de uma grande penalidade. De salientar neste jogo a falta de eficácia nos lances de bola parada com a J. Pacense a falhar 1 penaltie e 2 livres directos e a equipa verde e branca a falhar 2 penalties e 2 livres directos.

Em Santa Cita a equipa de Luís Miguel Cunha foi eliminada na marcação de grandes penalidades. Ao intervalo a equipa da casa vencia por 3-1, no 2º tempo a equipa da AD Sanjoanense chegou ao empate 3-3, com o 3º tento a chegar a 02 27'' do final. No prolongamento não houve golos e nas grandes penalidades o 4º classificado da II Norte foi mais eficaz e segue em frente na prova. Este jogo será alvo de uma crónica a publicar brevemente.

O Pavilhão da Lavandeira em Santa Maria da Feira recebeu o jogo dos 1/16 avos de final que colocou frente a frente a equipa da casa o CA Feira e o HC "Os Tigres", jogo que a equipa Ribatejana venceu por 6-9 carimbando assim o passaporte para os oitavos de final. Pode ler a crónica aqui.

FC Porto vs HC Braga, S Alenquer B vs UD Oliveirense, FC Castrense vs SL Benfica foram adiados devido às participações de FC Porto, UD Oliveirense SL Benfica nas competições europeias realizando-se na próxima 4ª feira dia 20 de Março. SC Tomar vs Candelária foi adiado pelos mesmos motivos, ou seja a participação da equipa da Ilha do Pico nas competições europeias, disputa-se dia 10 de Abril pelas 21:00 horas no Municipal Cidade de Tomar.

2 comentários:

Unknown disse...

O treinador esta época 2012/2013 não é o Pedro Cabaços! Neste momento o comandante é o treinador/jogador Paulo Moreira Viseu. Obrigado

Cartão Azul disse...

Obrigado

Está corrigido.

Atenciosamente
Francisco Gavancho